quinta-feira, 5 de maio de 2016

Redação Semanal

Tema: Imigrantes Refugiados na Europa 
Por Gabriele Morais



                              Resquícios da Primavera


Segundo Zygmunt Bauman,sociólogo polonês, a falta de rigidez nas relações sociais,políticas e economicas é característica da época em que vivemos. Nesse sentido, a frase do Teólogo Leonard Boff e a questão dos refugiados na Europa, submetidos à marginalização e discriminação por habitantes locais é uma tragédia lastimável da sociedade contemporânea.


Diante de tal crise humanitária, que fora desencadeada a partir da onda de protestos contra governos ditatoriais, e que ficou conhecida como A Primavera Árabe, eclode-se yma guerra civil na Síria desde 2011. O mesmo conflito, trouxe mais de 4 milhões de refugiados ao exterior. Essa crise fortaleceu no país a ação do atual maior grupo fundamentalista, o Estado Islâmico. Assim, encaixa-se a frase da filósofa feminista Simone Beauvoir, "Que nada nos definam que, que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância" a alusão de que a liberdade de ir e vir é direito social comum a todos.


É importante pontuar que muito se questiona sobre a posição da comunidade internacional e por que a mais importante instituição multilateral do planeta, a Organização das Nações Unidas, pouco fez para evitar o sofrimento dos civis na Síria. Criada no pós Segunda Guerra Mundial, a ONU tem como objetivo manter a paz e segurança no mundo, atuando em defesa das liberdades fundamentais, contudo, o caso da Síria vem evidenciando a sua incapacidade de estancas confrontos como esse.


Dessa forma, a ideia de se combater o preconceito xenofóbico deve-se tornar efetivo, construindo uma sociedade fiel aos direitos humanos. É preciso, também, que a xenofobia seja combatida desde a infância nas escolas e nos centros de ensino, salientando a ideia de igualdade social. Ademais, é de grande importância a abertura das fronteiras aos imigrantes e a garantia de abrigos,  segurança e subsídios alimentícios por meio de verbas públicas e  doações financeiras.

                                              



Indicações para se informar mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A HISTÓRIA DE CADA FLOR Eu acho incrível como a vida e os relacionamentos são... Em um dia você tem um amigo, que era como ...